No domingo, participei do Festival de Outono em Sakai, Osaka, do Projeto Construir ARTEL. Assistindo as apresentações das crianças, de repente vi formar no palco um lindo arco-íris!

Um arco-íris com as mais lindas cores! Cada cor com a sua tonalidade, sua intensidade, sua vibração… E simplesmente brilhavam…!

Cada qual contribuindo com aquilo que tem de melhor, expressando a sua beleza e principalmente a sua naturalidade…! Cada cor fazendo da sua apresentação, marcas que levarão para sempre!

Esse “arco-íris” encantava quem assistia, transmitindo além da beleza, sua força e a garra!!

No desenvolver das apresentações pude constatar que para se formar esse lindo arco-íris é necessário ter algo a mais… É necessário ter uma palavra magica… “Ação”! Ação de pessoas que acreditam que cada “cor” já tem seu brilho próprio e ajudam a intensifica-las, para que cresçam na sua tonalidade natural, incentivando o seu potencial! Um exemplo disso foi a simplicidade e beleza que cada peça de papel que ali compunha o cenário do palco, significava… Um trabalho realizado pelas crianças com amor e carinho!

Cada apresentação se transformava em um espetáculo à parte, onde cada um se vencia a todo momento, seja na dança, música, teatro, capoeira, sarau, desfile de moda, etc… Na capoeira não foi diferente! Apesar de terem tido somente um único treino (com menos de duas horas) antes do dia do evento, no dia do festival, as crianças se superaram, cantaram bem e brilharam muito! Cada uma liderou a música que tinha escolhido, puxando com firmeza o refrão,  enquanto o coro repetia… Era uma troca de palavras cantadas ao som do berimbau tocado pelo professor Shinji Kubohara, acompanhado pelo atabaque, pandeiro, agogô e reco-reco que elas mesmas tocavam!  Foi uma bonita apresentação! Mostraram o resultado de muito treino para poderem cantaram muito bem!  Em seguida para fechar a apresentação de capoeira, iniciou a apresentação do samba de roda, estilo de samba que nasceu na Bahia, no Recôncavo Baiano. Começava assim o samba de roda, ao som dos toques de dois atabaques e do coro que se formava timidamente com a palma de mão. Conforme o samba ia crescendo, as pessoas na roda, acompanhavam o ritmo alegre e contagiante que se formava, enquanto outras iam revezando para dançar e sambar no meio da roda!

Foi uma festa!

Isso é Alegria!! Isso é a nossa cultura brasileira!! Isso é capoeira!!

No encerramento do festival, ao som da música do Balão Mágico e Djavan, todos cantaram a música “Super Fantástico”. As vozes das crianças se misturavam com a voz dos adultos, onde as crianças seguraram balões coloridos e depois soltaram!  Foi uma festa!!

Que cada “cor” possa fazer parte de um grande arco-íris da Vida, e onde quer que esteja possa contribuir com seu brilho único e especial!

Agradeço a oportunidade de participação!

Parabéns, crianças!!

Parabéns a Professora Luzia Tanaka e os organizadores!!(そ)