Hoje tivemos a nossa roda do mês de abril.

Para mim foi uma roda diferente! Talvez por ter voltado recentemente do Brasil e trazido comigo os aprendizados dessa viagem. É difícil explicar com palavras. Era algo que pairava no ar…! Até o arame do berimbau na roda não partiu nenhuma vez!

Senti uma grande alegria em participar dessa roda. As músicas que cantamos hoje, para mim, estavam carregadas da energia do Brasil. Musicas que faziam eu lembrar das rodas que participei em Paraguaçu Paulista e Feira de Santana. As músicas soavam especiais… E acho que eu cantei em especial!

Muitas pessoas participaram da nossa roda. Agradecemos a presença do professor Everton (Japão) do grupo Arte e Movimento e seus alunos, que sempre vem participar  trazendo a diversidade de estilo, tornando a mais rica. Agradecemos também a participação da professora Tropicana do grupo Camaleão Brasil, que veio com seu filhinho Miguel, abrilhantando ainda mais a roda! Muito obrigada a todos!

Gostaria de expressar a minha alegria em ver a participação do responsável Cruz ( Angoleiros do Sertão) e do aluno da Argentina, Luiz ( aluno do Mestre Boca Rica) na nossa roda.

Fiquei feliz em ver Cruz! Olhando a sua capoeira, senti-me familiarizada! Ela fala a nossa língua, mesmo no momento não estando no nosso grupo. Esssa é a nossa capoeira Angola do Contra Mestre Xandão! Assim como Luiz, um argentino que faz seu jogo com jinga, mandinga e animação de um angoleiro, além de cantar muito bem! Cada qual seguindo sua linha de expressão e manifestação.

Num momento da roda, o professor Liberdade que tocava o berra boi (instrumento máximo onde somente o líder da roda toca e canta) passou o instrumento para Cruz e entrou animado para jogar. Para mim foi um ato tão natural e bonito! Deixou a responsabilidade para alguém que reconhece ser bom, independente do grupo. Senti–me feliz em ver como aconteceu. Espero que possamos sempre ver isso numa roda de capoeira!

Gostei também de ver as crianças, mesmo pequenas, se sentiam a vontade, brincando pela academia. Talvez no ventre da mãe já sentiam as batidas do atabaque e o som do berimbau. Isso também é capoeira!

Foi uma boa roda em todos os sentidos! A capoeira no Japão caminha…  Que bom! Assim vamos nos aproximando cada vez mais da sua raiz!

(そ)